sexta-feira, 27 de março de 2020

Covid-19 pode deixar sequelas no coração mesmo em pessoas saudáveis

A Covid-19, causada pelo novo coronavírus, pode ter consequências fatais para pessoas com doenças cardiovasculares pré-existentes à infecção — e até causar lesões cardíacas em indivíduos saudáveis antes do contágio. É o que aponta um estudo publicado no periódico JAMA Cardiology por especialistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.



"É provável que, mesmo na ausência de doenças cardíacas anteriores, o músculo cardíaco possa ser afetado pela doença do coronavírus", disse Mohammad Madjid, principal autor do estudo, em comunicado. "No geral, lesões no músculo cardíaco podem ocorrer em qualquer paciente com ou sem doenças cardiovasculares, mas o risco é maior naqueles que já as têm."


Segundo os especialistas, um boletim emitido pelo American College of Cardiology revelou que a taxa de mortalidade para pacientes com doenças cardiovasculares que contraem o novo coronavírus é de 10,5%. Além disso, o relatório sugere que pessoas com mais de 65 anos com a doença cardíaca coronária ou hipertensão estão mais sucetíveis à Covid-19.

Os autores do estudo explicam que pesquisas de epidemias anteriores de coronavírus e influenza sugerem que infecções virais podem causar síndromes coronárias agudas, arritmias e o desenvolvimento ou exacerbação de insuficiência cardíaca, por exemplo. "É razoável esperar que ocorram complicações cardiovasculares significativas associadas à Covid-19 em pacientes sintomáticos graves devido à alta resposta inflamatória associada à doença", ponderou Madjid.


Retirado de: Galileu
Postagem anterior
Próxima Postagem

post written by:

0 comentários: