Home » » Destilado não engorda? Entenda as calorias das bebidas e faça sua escolha Bebidas destiladas como gim e vodca possuem mais calorias do que a cerveja - iStock

Destilado não engorda? Entenda as calorias das bebidas e faça sua escolha Bebidas destiladas como gim e vodca possuem mais calorias do que a cerveja - iStock

NF domingo, 29 de dezembro de 2019 | 22:51:00



Se você tem amigos que curtem beber e também estão sempre de olho no peso, provavelmente já ouviu que para não engordar é melhor tomar destilados do que cerveja. Mas será que faz sentido e basta ficar só no gim e na vodca para não adquirir uma "barriguinha de chope" neste verão? Não é bem assim.


Basicamente, o que determina a quantidade de calorias de um drinque é seu teor alcoólico e se há carboidratos (açúcar, por exemplo), proteínas e gorduras em sua receita. Enquanto 1 grama de carboidrato (ou de proteína) oferece 4 kcal, 1 grama de álcool tem 7 kcal e a mesma quantidade de gordura, 9 kcal. Puros, gim, uísque e vodca não possuem carboidratos —talvez por isso muitos acreditem que não engordam. Porém, eles têm um teor alcoólico maior do que o vinho e a cerveja e, consequentemente, são mais calóricos.

Para efeito de comparação, enquanto 100 ml de um gim ou uma vodca com teor alcoólico de 42% possuem 295 kcal, a mesma quantidade de cerveja tem 40 kcal, segundo a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) da USP (Universidade de São Paulo). Então, se você beber muito gim, pode engordar tanto ou mais do que se tomar muita cerveja.


E a fama de que destilado não engorda?

O que conta a favor dessas bebidas é que, geralmente, a dose e a quantidade total consumida são menores. Uma latinha de cerveja tem 350 ml e cerca de 140 kcal, enquanto uma dose de gim possui 30 ml e 88 kcal. Logo, se em uma noite você tomar cinco latinhas de cerveja (meta fácil para alguns), vai ingerir 700 calorias. Já em cinco doses puras de gim (quantidade com a qual muitos já "dão PT") são ingeridas 440 kcal. E em três doses (30 ml cada) de vodca misturadas com 100 ml de energético, cerca de 400 kcal.

Logo, podemos concluir que, pensando em ingestão calórica, você pode beber o que mais mais gosta, desde que não exagere na dose. E lembre-se que, seja do gim, seja da cerveja, seja da vodca, seja do vinho, o álcool é uma fonte de calorias vazias. Isso é: não acrescentam benefício algum ao organismo. Pelo contrário, a bebida prejudica a saúde e aumenta o risco de doenças como câncer.


As calorias das principais bebidas (em 100 ml)

Cerveja - 40 kcal

Vinho tinto seco - 87 kcal

Vinho branco seco - 87 kcal

Espumante - 98 kcal

Vodca - 295 kcal

Gim - 295 kcal

Uísque - 295 kcal

Fontes: TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) da USP (Universidade de São Paulo) e Paola Machado, fisiologista do exercício e doutoranda em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).


Retirado de: Uol|Viver Bem
SHARE

About NF

0 comentários :

Postar um comentário