Home » » "A Ditadura Militar foi sem qualquer dúvida um grande erro" diz Moro ao receber prêmio

"A Ditadura Militar foi sem qualquer dúvida um grande erro" diz Moro ao receber prêmio

NF segunda-feira, 2 de outubro de 2017 | 23:19:00



O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, recebeu honraria da Universidade de Notre Dame nesta segunda-feira (2), em São Paulo.


Segundo a instituição, o Notre Dame Awards é concedido a pessoas que são "pilares de consciência e integridade, cujas ações beneficiaram seus compatriotas".

O prêmio existe desde 1992 e já foi entregue a pessoas como Madre Teresa de Calcutá, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter e o irlândes John Hume, agraciado com o Nobel da Paz em 1998.

"No caso do Dr. Moro, a universidade reconhece que ele está envolvido em nada menos que a preservação da integridade de sua nação, apesar de sua aplicação firme e imparcial da lei. Ao abordar os problemas prejudiciais da corrupção pública de uma maneira justa, mas zelosa, o Dr. Moro fez diferença marcante para todos os brasileiros e para a humanidade em geral na nossa sede universal de justiça", comentou o presidente da universidade, John I. Jenkins.

Ao premiar o juiz, a universidade citou que o juiz brasileiro modelou sua atividade jurídica com base na Operação Mãos Limpas, que envolvia investigações sobre a corrupção na Itália, na década de 1990.

A instituição também relembrou que o magistrado paranaense teve papel fundamental no "caso Banestado" - escândalo de evasão de dezenas bilhões de reais do Banco do Estado do Paraná, também, na década de 1990.

"Sérgio Fernando Moro e sua equipe deram nova esperança aos brasileiros e a milhões de pessoas em todo o mundo que desejam honestidade no governo. Como resultado do bom trabalho do Dr. Moro, o Brasil, em vez de ser infame pela corrupção, tornou-se um farol para o resto do hemisfério sobre como lutar contra isso", disse a universidade, em nota.

Ao agradecer, Moro fala sobre ditadura e 'império da lei'
Em discurso, Moro agradeceu à universidade, dizendo-se profundamente honrado com o prêmio e prestando condolências às vítimas do atentado a tiros em Las Vegas. Ele também falou sobre a ditadura no Brasil.

"Os cidadãos brasileiros recuperaram em 1985 todos os seus direitos e liberdades democráticas depois de mais de vinte anos de ditadura militar. As Forças Armadas brasileiras tiveram um grande e importante papel na história do Brasil. Elas foram responsáveis pela independência e a integridade territorial do Brasil, mas esse período de Ditadura Militar foi - sem qualquer dúvida - um grande erro", disse.

O juiz afirmou no evento de premiação que a "era dos barões da corrupção" está acabando. "A era dos nossos barões da corrupção está chegando ao fim e o império da lei está se tornando uma possibilidade real no Brasil. O objetivo é democracia com integridade".

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/sergio-moro-recebe-honraria-de-universidade-americana-por-atuacao-na-lava-jato.ghtml




Curta nossa Página

SHARE

About NF