Home » »
Militar da Marinha oferece ‘cardápio variado’ para sobrevivência no Sertão

Militar da Marinha oferece ‘cardápio variado’ para sobrevivência no Sertão

NF quarta-feira, 28 de outubro de 2015 | 20:44:00


anigif-fgcell

A seca que assola o interior do Rio Grande do Norte causa problemas para o sertanejo conseguir alimento. Com dez anos de experiência, o Suboficial Martins, instrutor da disciplina Semi-árido, no Curso Especial de Comandos Anfíbios (Comanf), deu dicas para conseguir alimentação e água utilizando a vegetação do sertão.

>>>Leia mais notícias do Caicodigital.com

Se alimentar dessas plantas pode até parecer estranho, mas os sabores e as consistências das “especiarias” são semelhantes as de legumes como o chuchu e a batata inglesa. Além de não terem o gosto desagradável, são importantes para nutrir as pessoas que vivem em ambientes de extrema seca.

De acordo com o militar, a coroa de frade, um cacto com formato arredondado e envolto de espinhos, é uma das principais fontes, tanto para os alunos do curso da Marinha brasileira, quanto para os sertanejos.

A planta é capaz de alimentar quatro pessoas ao longo de dois dias. Além disso, segundo Martins, ainda pode resolver problemas no sistema respiratório, como asma, pois serve de lambedor.

Para isso, deve-se retirar os espinhos e colocar açúcar na parte superior e deixar a coroa ao sereno. Além de alimentar, a coroa de frade serve como panela para esquentar água.

Cardápio variado

A palma doce é mais uma vegetação importante. Nativos da região utilizam a planta para fazer sopas. Outra utilidade, de acordo com a crença popular, é que a palma serve para resolver problemas renais.

O juazeiro é uma árvore que se destaca por se manter verde mesmo com a seca. Dele, a folha e o juá são ricos em vitamina C e podem até servir de alimento por dois dias. A raspa do tronco tem em sua composição a saponina, que é utilizada para fazer a limpeza dental.

No xique-xique, no facheiro, no cardeiro, no mandacaru, na macambira, além da batata do umbuzeiro, também podem ser encontrados nutrientes para a sobrevivência.

erica

SHARE

About NF

0 comentários :

Postar um comentário