segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Candidata que teve apenas um voto assume vaga de vereadora em cidade do RN



Uma mulher que teve apenas um voto nas eleições de 2016 assumiu o cargo de vereadora no município de Alexandria, Alto Oeste potiguar. Ione Fortunado (MDB) era suplente de Mazinho de Louro (MDB), que faleceu no dia 29 de junho. “Não esperava chegar a entrar na Câmara, agora vou representar o povo da zona rural”, declarou.

Ao G1, Ione disse que o único voto que recebeu foi de si mesma. “Votei para não ficar com zero voto, mas nem fiz campanha pra mim, fiz campanha para Mazinho”, conta.

Nas eleições de 2016, o MDB não fez coligação e os dois únicos candidatos do partido foram Mazinho e Ione. De acordo com dados do TRE, Mazinho de Louro (MDB) foi o vereador mais votado da cidade com 1.146 votos. Ione ficou como única suplente.

“Eu tive pouco voto, mas não foi porque não tinha gente pra votar. Minha família é muito grande, mas eu pedia voto para Mazinho, que era um grande amigo. Não esperava assumir a vaga, assim como também não esperava a morte dele”, afirma.

Mazinho morreu no dia 29 de junho, aos 45 anos, após complicações causadas pelo vírus H1N1. Moradora do Sítio Maniçoba, comunidade rural, e recepcionista no posto de saúde da cidade, Ione Fortunato deixou o emprego para virar vereadora. Terá seu primeiro dia de trabalho nesta terça-feira (14) e, na Câmara, quer “defender os direitos do povo”. Entretanto ainda não sabe se seguirá carreira na política: “O tempo dirá”.

Em 2016, o município e Alexandria tinha 10.683 eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. No último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a cidade tinha 13.827 habitantes.


G1



Curta nossa Página

Nenhum comentário:

Postar um comentário