terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Novo exame de sangue consegue detectar 8 tipos de câncer



Os avanços da ciência para a identificação de tumores cada vez mais cedo tem evoluído bastante. Recentemente, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, criaram um novo exame de sangue que consegue identificar oito tipos de câncer antes que a doença evolua e se espalhe para outros órgãos.


O teste, chamado CancerSEEK, terá o custo estimado de US$ 500 (algo em torno de R$ 1.600 atualmente - valor pesquisado em 23/01/2018), afirmam os pesquisadores no artigo publicado na revista científica americana Science.

A pesquisa foi feita com 1.005 voluntários, que apresentavam sintomas que já traziam um pré-diagnóstico de câncer, e que receberam o diagnóstico do exame de sangue com uma taxa de precisão de cerca de 70% no total. Os cânceres encontrados pelo exame foram: câncer de ovário, câncer de fígado, câncer de estômago, câncer de pâncreas, câncer de esôfago, câncer de cólon, câncer de pulmão e câncer de mama.

Alguns tipos de cânceres, como o de ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago, não existem exames de rastreio disponíveis para pessoas de risco médio, entretanto, o CancerSEEK conseguiu identificar esses cinco tipos, apresentando uma taxa de sensibilidade de 69% a 98%.

O exame mostrou, inclusive, a localização anatômica do câncer de 83% dos casos. O teste não invasivo é feito com base em uma análise combinada de mutações de DNA em 16 genes de câncer e nos níveis de 10 biomarcadores de proteínas circulantes. Apesar de promissor, cientistas ressaltam que ainda são necessários novos testes e o aprimoramento da tecnologia antes de chegar ao mercado.




Curta nossa Página

Nenhum comentário:

Postar um comentário