[Notícias Recentes][6]

Brasil
Caicó
Ciência
Curioso
Entretenimento
Esporte
Mundo
Nordeste
PB
Política
RN
Saúde
Seridó
Tecnologia

Taça high tech engana o cérebro e dá sabor de vinho para a água



Para muitos, beber é um prazer. Seja uma cerveja no fim do dia, um suco ou refrigerante. Pensando nisso, jovens pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura desenvolveram uma taça high tech que usa estímulos sensoriais para enganar o cérebro e transformar o sabor da água no do vinho, da limonada ou de outras bebidas.


A taça possui na base uma estrutura que contém toda a eletrônica e espaço para cartuchos de essências. Dessa forma, ela é capaz de alterar a cor da bebida por meio de lâmpadas LED; o sabor (doce, salgado e amargo) com eletrodos de prata que estimulam a língua; e o cheiro, com os cartuchos de essências.

Após encher a taça com água, o controle é feito por um aplicativo no smartphone. O projeto ainda está em fase de protótipo, mas a ideia é que os usuários possam trocar “receitas” entre si. A ideia é que as pessoas consigam a satisfação com o sabor de suas bebidas preferidas, sem os efeitos nocivos do álcool ou do açúcar.

Para Adalberto Simeone, da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, dispositivos como o Vocktail (Virtual Cocktail) podem ser interessantes para experiências de realidade virtual, que começam a ganhar força.

— O Vocktail pode se tornar uma adição bem vinda nas experiências sociais em bares e pubs virtuais — disse Simeone, em entrevista à revista “New Scientist”.

O Globo




Curta nossa Página

Start typing and press Enter to search