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Enfermeira relata a situação crítica que passa o Hospital Regional em Caicó, "estou assistindo a morte hora a hora"



Uma enfermeira que trabalha (ou tenta trabalhar) no Hospital Regional em Caicó, publicou nas redes sociais uma nota que mostra o que ela juntamente com outros profissionais que trabalham naquela unidade hospitalar estão enfrentando em seus plantões, o relato é forte e merece ser lido por toda a população para que tomem conhecimento do descaso na saúde pública do estado, que além de deixar faltar medicamentos básicos, falta com a estrutura mínima necessária, como conta a enfermeira que até o telefone do hospital foi cortado por falta de pagamento.


Nesta terça feira (ontem) foi informado que o hospital não tem condições de manter mais nenhum paciente na UTI justamente por falta de insumos, ou seja toda a população da região que é atendida pelo hospital, corre um grande risco, veja abaixo o relato da enfermeira:

Hospital Regional de Caicó
23:45 do dia 31/10/2017


Hoje cheguei mais uma vez à exaustão, por me sentir IMPOTENTE dentro de um ambiente onde eu deveria cuidar da saúde dos pacientes e ao invés disso estou assistindo a morte hora a hora. Ao chegar no plantão fui comunicada de que não tinham mais antibióticos para os pacientes continuar o tratamento das infecções, a UTI não estava mais com condições mínimas de abastecimento de medicamentos para receber pacientes. Dois dos pacientes internado com abdômen agudo (em urgência cirúrgica) tiveram suas cirurgias suspensas às 20h por falta de anestésico. Não tínhamos telefone para regular os pacientes para o hospital de referência, há dias está cortado por falta de pagamento, ao tentar ligar do meu celular descubro que os telefones do outro hospital também estão cortados. O que fazer? Uma vez que o estado geral dos pacientes se agravava a cada hora e o Estado nos manda “regular” o paciente antes de encaminhá-lo. Eu tinha uma escolha: ou assistia a mais duas mortes ou encaminhava os pacientes, correndo o risco do outro colega que estava em outra cidade não receber o paciente pelas mesmas “falta de tudo”.

Ouvi um médico hoje, que trabalha há 24 anos como servidor público no estado do Rio Grande do Norte, dizer que nunca passou por situação tão caótica como esta. Imagino eu nos meus primeiros 4 anos como servidora da SESAP-RN onde iremos chegar? E sabem o que é pior? É o paciente, potencialmente, cada um de nós que dependemos do SUS, ficar dentro de um jogo de empurra empurra até o último minuto de vida. Ninguém assume a responsabilidade. Seríamos todos cúmplices ou vítimas da “falta de tudo”?

Enfa. Thalyne Dias






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