[Notícias Recentes][6]

Brasil
Caicó
Ciência
Curioso
Entretenimento
Esporte
Mundo
Nordeste
PB
Política
RN
Saúde
Seridó
Tecnologia

Estudantes potiguares desenvolvem impressora 3D que constrói casas



Uma impressora 3D capaz de construir uma casa em cerca de 24 horas, reduzindo custos de produção e evitando o descarte de material. Essa tecnologia já existe em outros países do mundo, mas um dos primeiros equipamentos brasileiros para essa finalidade tem assinatura de uma dupla potiguar: os alunos de Engenharia Civil, Allynson Aarão César Xavier e Iago Felipe Domingos da Silva estão apresentando o funcionamento do projeto idealizado por eles no Campus Natal, durante o XIX Congresso Científico e Mostra de Extensão da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate.


A iniciativa, que pode ser pioneira no Brasil, está sendo desenvolvida há um ano com base em outros projetos que existem em países como Rússia e China. O equipamento funciona como a impressora 3D convencional, mas numa escala maior, sendo capaz de produzir grandes estruturas como casas. Para tanto, a impressora utiliza um composto cimentício desenvolvido pelos próprios estudantes, três vezes mais resistente que um bloco normal de construção.

“Levamos seis meses desenvolvendo esse composto que é diferente do concreto comum utilizado na construção civil”, explica Iago que atualmente cursa a 6ª série de Engenharia Civil. Juntamente com o colega, que está na 10ª série, eles vêm sendo orientados pelo Prof. Dr. André Felipe Oliveira Azevedo.

Durante o Congresso, o grupo não vai construir a estrutura de uma moradia, mas vai demonstrar o funcionamento do equipamento que foi montado na frente da Unidade Roberto Freire. O Prof. André Azevedo detalha que a impressora montada pelos alunos é capaz de construir uma casa de até 200 metros quadrados em aproximadamente 24 horas e, após 8 dias, a estrutura terá uma resistência à pressão maior do que a observada em colunas para geradores eólicos.

De acordo com Iago, 30% do material é descartado num processo normal de construção civil. Além disso, a obra de uma casa pode durar alguns meses dependendo do tamanho da estrutura. No entanto, o método e a tecnologia desenvolvida por eles, traz agilidade ao processo já que reduz o tempo para apenas algumas horas, diminui os custos com mão-de-obra e elimina o desperdício, sendo por isso melhor para o meio ambiente.




Curta nossa Página


Start typing and press Enter to search