[Notícias Recentes][6]

Brasil
Caicó
Ciência
Curioso
Entretenimento
Esporte
Mundo
Nordeste
PB
Política
RN
Saúde
Seridó
Tecnologia

CAICÓ: Sem dinheiro para adutora, captação d’água na Barragem Carnaúba será feita por carros-pipas



Por Caicodigital.com.br - Com um bom volume de água e a 19 km de Caicó, uma distância relativamente pequena, a Barragem de Carnaúba localizada em São João do Sabugi, seria a solução para o problema atual no abastecimento de Caicó e cidades vizinhas.


Lideranças políticas do Seridó entre elas, o Prefeito Batata, Prefeitos de cidades vizinhas, Vereadores de Caicó, Deputados da Região e outras lideranças, reuniram-se nesta quinta feira 5 em Natal, com representantes do Governo do Estado para discutir uma forma de utilizar a água desta barragem no abastecimento.

Duas formas eram as mais discutidas, uma que seria bem simples, que era apenas abrir uma comporta e deixar a água seguir seu caminho natural que através de uma calha chegaria a barragem Lucino Dantas que fica próximo a adutora Manoel Torres, onde seria feito um ramal para a adutora. O problema neste sistema, seria o volume de água perdido durante o trajeto, o que ocasionaria menos tempo na utilização da água da barragem.

A segunda forma discutida e defendida pelo Prefeito Batata, era a construção de uma adutora, no valor estimado em 11 Milhões, que levaria a água até o ponto de captação da Caern no Itans.

Mas alegando falta de recursos pra construir a adutora e levando em conta a perda significativa de água que ocasionaria a perenização através de calha, ficou decidido na reunião, que a água da barragem será utilizada através de carros pipas.

Na próxima quarta-feira (11) o Governo do Estado apresentará seu plano de ajuda, e enquanto isso utilizará carros-pipas, mantidos pela Caern e em parceria com as prefeituras, que captarão água na Barragem para abastecer as cidades e comunidades rurais.

Vale mencionar que o Governador do estado sequer compareceu a audiência, deixando a cargo de seus representantes a discussão de tão preocupante tema para nossa região, espera-se que nesta próxima reunião o governador compareça.



Curta nossa Página

Start typing and press Enter to search