[Notícias Recentes][6]

Brasil
Caicó
Ciência
Curioso
Entretenimento
Esporte
Mundo
Nordeste
PB
Política
RN
Saúde
Seridó
Tecnologia

Banco Central derruba taxa Selic para 7,5% ao ano, menor porcentual desde abril de 2013



O Banco Central colocou o pé no freio e iniciou um ritmo mais lento na redução da taxa de juros no Brasil. Após reduzir os juros básicos da economia (taxa Selic) em 1 ponto porcentual por quatro reuniões consecutivas do Comitê de Política Monetária (Copom), a partir de abril, a instituição anunciou nesta quarta-feira, 25, corte de 0,75 ponto porcentual e indicou a intenção de, no encontro de dezembro, aplicar um corte ainda menor.


Mesmo assim, a taxa básica chegou aos 7,5% ao ano, o menor porcentual em mais de quatro anos, desde abril de 2013. Foi o nono corte consecutivo da Selic, num ciclo iniciado no final de 2016.

A desaceleração era largamente esperada pelos economistas do mercado. Apesar de a inflação estar controlada e de a economia ainda não ter ganhado tração, a Selic não teria mais tanto espaço para recuar sem pressionar os preços mais à frente, a partir de 2018.

Para os economistas do mercado financeiro, a mensagem foi clara: a Selic cairá mais 0,5 ponto porcentual em dezembro, para 7% ao ano. Se confirmado, este será o menor nível para a Selic desde que a taxa é utilizada como referência para a política monetária. De um total de 78 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 76 esperavam corte de 0,75 ponto porcentual nesta quarta-feira.

ESTADÃO CONTEÚDO




Curta nossa Página

Start typing and press Enter to search