[Notícias Recentes][6]

Brasil
Caicó
Ciência
Curioso
Entretenimento
Esporte
Mundo
Nordeste
PB
Política
RN
Saúde
Seridó
Tecnologia

Açude de Poções na PB mais que duplica capacidade com a Transposição

anigif-fgcell

Três dias após a abertura das comportas que possibilitaram a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Paraíba, o Açude de Poções, em Monteiro, na Região do Cariri paraibano, mais que dobrou o seu volume total de armazenamento. O manancial de Poções é o primeiro açude a receber as águas da Transposição na Paraíba. De acordo com a última medição da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), realizada nesta segunda-feira (13), o volume atual chega a 562,20 mil metros cúbicos (1,9%) da sua capacidade total.



Segundo dados da Aesa, antes da chegada das águas, o Açude de Poções estava com apenas 251,4 mil metros cúbicos de armazenamento, o equivalente a 0,8% do total de 29,8 milhões de metros cúbicos da sua capacidade.

As águas da transposição estão chegando ao manancial por meio da barragem São José, que também já recebeu um grande volume de água vinda do Rio São Francisco. Após deixar o Açude de Poções, a água seguirá para o Reservatório de Camalaú. Conforme a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da Região da Borborema, entre 30 e 45 dias.

As águas chegaram em Monteiro na última quarta-feira (8), mas as comportas só foram abertas na sexta-feira (10), numa solenidade realizada pelo presidente Michel Temer, com a presença do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e de diversos autoridades políticas da Paraíba.


Curta nossa Página: Clique aqui



Start typing and press Enter to search