Ultimas
Aguarde..

Tempo de abertura de empresa cai de 200 dias para 24 horas no RN

anigif-fgcell


A solenidade de lançamento contou com a participação de representantes das principais entidades empresariais do estado, que elogiaram bastante a iniciativa.
No intuito de fortalecer e desburocratizar o ambiente de negócios no Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria abriu oficialmente o Escritório do Empreendedor, instalado no Shopping Via Direta, na noite desta quarta-feira (5). O equipamento disponibilizará, em um único espaço, todos os serviços necessários para o registro e legalização de empresas, o que reduzirá de 200 dias para 24h o tempo médio para a abertura de um novo empreendimento. A solenidade de lançamento contou com a participação de representantes das principais entidades empresariais do estado, que elogiaram bastante a iniciativa.

“Estamos mais uma vez inovando. Nenhum estado do Brasil tem um escritório do empreendedor nesta dimensão. Neste modelo, reunindo todos estes órgãos, o primeiro a apresentar é o RN”, destacou o governador Robinson Faria, durante a solenidade. O Escritório reunirá, entre outros órgãos, a Junta Comercial, a Secretaria de Tributação, IDEMA, Corpo de Bombeiros, AGN, SUVISA e Receita Federal. “Funcionará como uma Central do Cidadão para o empreendedor”, resumiu o governador.

Robinson ainda destacou o modelo de gestão adotado, de apoio ao empresariado, que tem tornado o Rio Grande do Norte ativo no enfrentamento à crise. “Neste momento em que o Brasil vivencia um alto índice de desemprego, nós estamos aqui oferecendo ambiente seguro para as empresas, o que repercute diretamente na geração de emprego e renda”, assinalou. O espaço também servirá para orientações sobre a expansão ou mudanças que podem ser feitas depois que o negócio é aberto. Nas palavras do governador, o equipamento irá ajudar o empreendedor a descobrir as oportunidades em meio à crise.

A iniciativa foi bastante elogiada por representantes da classe empresarial. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Marcelo Queiroz, destacou o quanto o escritório facilitará o dia-a-dia do empresário. “Queria parabenizar o governador e toda a sua equipe que tanto trabalhou por esse empreendimento”, assinalou. O presidente da Federação da Indústria (Fiern), Amaro Sales, também parabenizou Robinson pelo comprometimento com a desburocratização do serviço público. “Com um equipamento como este, onde se pode resolver praticamente tudo no que se diz respeito a empresa, sobrará finalmente tempo para o empreendedor empreender”, afirmou.

O presidente do conselho deliberativo do Sebrae, José Álvares Vieira, pontuou o incentivo que está sendo dado a partir do Escritório, sobretudo, ao pequeno empreendedor. “O que a população espera é um governo desburocratizado, e é isso que estamos vendo aqui”, destacou. Augusto Vaz, representando as Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL) do estado, parabenizou Robinson e ofereceu o espaço das CDLs do interior para tornarem-se braços do escritório.

A Junta Comercial do Rio Grande do Norte coordenará o novo equipamento. A presidente Samya Aby Faraj relatou que o projeto foi um compromisso firmado por Robinson ainda durante a disputa pelo governo. “E eu sou muito grata por ele ter depositado em mim a confiança de tirar do papel esse espaço que criará um novo ambiente de negócios em nosso estado”, destacou.