Ultimas
Aguarde..

PF abre inquérito sobre venda de térmicas no Governo FHC

anigif-fgcell


“A Operação Lava Jato abriu inquérito para investigar um suposto esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobras (PETR3;PETR4), no período de 1999 a 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, informa o jornal O Estado de S. Paulo. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a aquisição envolvendo as empresas Alstom/GE e NRG.

O inquérito parte da delação do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que, na década de 1990, era gerente de energia do Departamento Industrial da estatal petrolífera. Segundo Cerveró, em 1997, ‘se vislumbrou a possibilidade de uma crise energética no Brasil’ e a Petrobras começou a negociar o desenvolvimento de térmicas.

Cerveró destacou que a primeira empresa a fornecer turbinas para a estatal para construção e exploração de termoelétricas foi a ABB, em 1999, posteriormente adquirida pela Alstom, depois adquirida pela GE. “Nessa primeira aquisição de turbinas já houve o pagamento de propina; que a propina foi negociada com o representante da ABB no Rio de Janeiro”.

FHC informou, por sua assessoria de imprenda, que “não tem informações sobre este inquérito, mas sempre é favorável que denúncias sejam apuradas.” Já a GE disse que não foi notificada sobre o inquérito e que não comentará.”

Estadão



online-kaneiro