Ultimas
Aguarde..

Estudantes do RN desenvolvem game e ganham concurso nacional

anigif-fgcell


Duas adolescentes de 13 anos são ganhadoras de um concurso nacional de criação de games. Elas são estudantes de Natal, e desenvolveram um jogo que pretende ensinar Ciências de forma divertida e atrativa. Os personagens do jogo são o hambúrguer, a maçã e o abacaxi, e o trajeto acontece dentro do sistema digestivo, mostrando todos os órgãos, passando pelos obstáculos durante a digestão.

O game foi criado como tarefa de ciências, no Colégio Salesiano São José, que tem aulas de programação e desenvolvimento de games e aplicativos, agregado a diversas disciplinas. Outros cinco jogos criados pelos estudantes do mesmo colégio também foram inscritos no concurso.

Em todo o Brasil cem games participaram do concurso, que premiou em primeiro lugar o Digestive System. Ana Beatriz Guerra Fonseca da Silveira e Ruth Diniz Carneiro Leão têm 13 anos e cursam o oitavo ano.

Para a professora Neide Medeiros, coordenadora de tecnologia educacional no colégio, desde que as aulas de programação e desenvolvimento de aplicativos e games foram inseridas na grade curricular o interesse dos estudantes aumentou, e todas as disciplinas começaram a utilizar a ferramenta nas aulas. Além de ciências, os alunos desenvolveram também games de geografia.

As meninas e os games

Mulheres já são metade do público que joga videogames no Brasil, conforme dados da pesquisa Games Brasil 2016, realizada pela agência de tecnologia interativa Sioux, pela empresa de pesquisas Blend New Research e pela Game Lab, divisão da ESPM dedicada à experimentação e pesquisa de jogos. Embora sejam consumidoras expressivas, no clube de desenvolvedores elas ainda têm presença mais tímida.

No mercado de trabalho esse dado se repete, como confirma a pesquisa realizada em 2014 pela International Game Developers Association, que mostrou que somente 22% dos funcionários das empresas de jogos eletrônicos em todo o mundo eram do gênero feminino. Ana Beatriz e Ruth podem estar inaugurando uma nova era de carreira, e abrindo portas para outras garotas.



erica