Ultimas
Aguarde..

Tropa da Força Nacional chega ao quartel do comando geral da PM do RN

anigif-fgcell


Marcando o início das operações da tropa da Força Nacional, uma solenidade de apresentação foi realizada na tarde desta quarta-feira (14) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG). A formatura contou com a participação do governador Robinson Faria, do Secretário Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), General Ronaldo Lundgren, do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Dancleiton Pereira, entre outras autoridades.

Os 116 homens e mulheres da Força foram recebidos no QCG ao som da Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

O Ministério da Justiça e Cidadania publicou na última terça-feira (13) no Diário Oficial da União a Portaria nº 833 que dispõe sobre o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte. No documento, o ministro Alexandre de Moraes determina que a Força Nacional atue em todo o território estadual, em prol da preservação da ordem pública, por um período de 60 dias, para exercer ações de policiamento ostensivo, em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN).

A operação conta com o apoio logístico do Governo do Estado, nos termos do Convênio de Cooperação Federativa celebrado entre a União e o Estado do Rio Grande do Norte, bem como a permissão de acesso aos sistemas de informação, inteligência, disque-denúncia e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública.

“Vamos mostrar ao Brasil que o Rio Grande do Norte será um modelo nacional de Segurança Pública”, disse o Governador.

A Força Nacional de Segurança Pública, composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e peritos, foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais e bombeiros de vários estados da federação, que passam por um rigoroso treinamento no Batalhão de Pronta Resposta.


PEDÃO AUTO