Ultimas
Aguarde..

Bloqueio em Alcaçuz será instalado a partir desta segunda

anigif-fgcell


Deve começar nesta segunda-feira (12) a instalação dos bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do sistema prisional do Rio Grande do Norte. O trabalho deve coincidir com a chegada da Força Nacional ao estado –  que inicialmente era prevista para hoje, segundo  o governador Robinson Faria. As informações foram confirmada à TRIBUNA DO NORTE por uma fonte do Governo do Estado que acompanha o processo.

A previsão é que na segunda-feira seja feita a parte estrutural da instalação dos bloqueadores. "Há toda uma parte elétrica, de fiação, bem como a base para as torres, que vai ser colocada no início da semana. O bloqueador propriamente dito e o início da operação, porém, vai ocorrer só na próxima semana", disse a fonte.

A chegada da Força Nacional também é prevista para segunda-feira. Contudo, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o ofício comunicando a chegada do efetivo não havia sido encaminhado ao Executivo até o início da tarde de ontem.

De acordo com o governador, em duas oportunidades o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, confirmou o envio da Força Nacional ao RN. A  previsão é que 175 homens sejam enviados para  atuação no estado - número que ainda está longe do pleiteado pelo chefe do Executivo. "O ideal seria 300 homens, mas como há as Paralimpíadas e o problema da insegurança no Rio Grande do Sul, acabou prejudicando um pouco o efetivo aqui", contou Robinson à TN, durante visita as obras do Pró-Transporte, na zona Norte de Natal.

A instalação de bloqueadores em presídios do Rio Grande do Norte começou pela Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), no final de julho deste ano. A iniciativa motivou uma onda de ataques ordenadas por criminosos de dentro das cadeias. Ao todo, a Sesed registrou mais de 100 ataques, bem como dezenas de pessoas presas pelos atentados ocorridos em diversos municípios.

Tribuna do Norte

anigif-BANNER