Ultimas
Aguarde..

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves perde por dia cerca de 1,5 centímetro de lâmina d’água

anigif-fgcell


Diariamente, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, principal reservatório hídrico do RN, localizado na região do Vale do Açu, com capacidade global de 2,4 bilhões de metros cúbicos, perde o correspondente a 1,5 centímetro de lâmina d’água, por conta da evaporação e outros fatores decorrentes do prolongamento da estiagem. Este indicador equivale a todo o volume de água que ainda encontra-se armazenado no interior da bacia hidráulica do Açude Público de Mendubim, em Assú.

A revelação foi feita, nesta quarta-feira (14), pelo engenheiro civil Rafael Mendonça de Souza, chefe da Unidade de Campo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS.

O técnico projetou uma situação crítica em termos de abastecimento de água para toda a região e diversos outros municípios que se suprem a partir do manancial hídrico da Barragem, caso não haja uma boa quadra invernosa. Rafael também lamentou que, apesar de todo este panorama negativo em termos de reserva hídrica, muita gente ainda não tenha a devida consciência e continue desperdiçando água todos os dias.

Via Jarbas Rocha


anigif-fta-popular