Ultimas
Aguarde..

Banda do Exército do EUA toca Jackson do Pandeiro e bomba na internet; veja vídeo

anigif-fgcell


Com mais de 344 mil acessos, 13 mil curtidas e mais de 9.780 compartilhamentos em página do Facebook, um vídeo da apresentação da West Point Band, a mais antiga banda militar em atividade do Exército dos Estados Unidos, viralizou na internet com músicas brasileiras. Assista abaixo.

Na apresentação, os norte-americanos cantam em português o primeiro sucesso de Jackson do Pandeiro, 'Sebastiana'. A música foi gravada em parceria com o campinense Rosil Cavalcanti, em 1953.

No vídeo, é possível acompanhar ainda execuções de músicas como 'Carinhoso', de Pixinguinha, e 'Assanhado', de Jacob do Bandolim. O ponto alto da apresentação é o forró 'Sebastiana'.


O clássico 'Sebastiana' foi gravado por Jackson há 63 anos, quando em tinha 35 anos de idade. Paraibano de Alagoa Grande, Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, com o nome de José Gomes Filho. Ele era filho de uma cantadora de coco, Flora Mourão, que lhe deu o seu primeiro instrumento: o pandeiro. Jackson do Pandeiro que era diabético desde os anos 60, morreu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982, na cidade de Brasília, em decorrência de complicações de embolia pulmonar e cerebral.

A banda militar do Exército norte-americano foi fundada em 1802. O pequeno show tem um repertório brasileiro e foi gravado após transmissão ao vivo, em homenagem aos 13 atletas militares do país que competiram na Olimpíada do Rio.

Na formação atual, a banda tem a sargento Kristen Mather de Andrade, que canta e toca clarinete no vídeo, os sargentos Phil Helm, no baixo; Brian Broelmann, na guitarra; dois bateristas, os sargentos Rone Sparrow e David Bergmann; e o trombonista, o sargento Barry Cooper, que costuma tocar jazz.

Via Portal Correio


PEDÃO AUTO