Ultimas
Aguarde..

Itans deve ser acionado para abastecer Caicó quando Coremas entrar em colapso

anigif-fgcell

O abastecimento de água das cidades de Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas, ainda acontece através do açude Coremas, localizado no estado da Paraíba, mas, provavelmente, no final do mês de agosto, o reservatório entra no volume morto e não poderá mais ser usado. Atualmente, o reservatório tem pouco mais de 31 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 5,3% de sua capacidade.

Quando o Coremas entrar em colapso, o açude Mãe D’Água, vai passar a fornecer água para as referidas cidades. Para isso, o governo do estado do Rio Grande do Norte, está realizando manobra para captar água no reservatório que será liberada para dentro do Rio Agiar e Rio Piranhas. Os serviços devem fica prontos nas próximas semanas. Os técnicos que estão coordenando a manobra afirmam que provavelmente, quando for acontecer a mudança, o Itans de Caicó, deve ser acionado para abastecer a população de Caicó, mas, não pode ser por muito tempo, haja vista a pouca quantidade de água disponível no açude. De acordo com dados do Dnocs, nesta quarta-feira (10), o Itans tem 2 milhões, 490 mil m³, o equivalente 3,5% de sua capacidade.

O açude de Mãe D’Água, está atualmente com 67 milhões, 785 mil e 474 metros cúbicos, o equivalente a 11,9% de sua capacidade.

Informações Sidney Silva


erica