Ultimas
Aguarde..

Sesed confirma 32 ataques a veículos e prédios em dez cidades do RN

anigif-fgcell

Tribuna do Norte - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) confirmou, oficialmente, o registro de 32 ataques e tentativas ordenadas por apenados do sistema prisional do Rio Grande do Norte em dez municípios potiguares entre a sexta-feira (29) e o sábado (30), sendo 27 incêndios e tentativas a veículos particulares, transporte público coletivo e patrimônios públicos. A Sesed divulgou ainda a ocorrência de quatro disparos de tiros a prédios públicos e uma depredação a veículo.

Somente na sexta-feira (29), em 23 atentados entre às 13h32 e às 23h41, nove ônibus e quatro carros particulares foram incendiados, além de outras quatro tentativas de atear fogos em veículos do transporte coletivo nos bairros de Bom Pastor, Cidade da Esperança, Quintas e Lagoa Nova, em Natal, e uma tentativa em Mossoró. Até agora, a polícia já deteve 22 pessoas, sendo sete adolescentes.

Os ataques, ordenados por apenados do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte atingiram municípios da região metropolitana de Natal, Seridó e Trairi e Oeste. Além disso, ocorreram atentados à base da polícia de Neópolis, onde bandidos atearam fogo; e a 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim e ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também neste município, que receberam disparos de armas de fogo.

O primeiro atentado deste sábado (30) foi registrado às 00h11. Bandidos atearam fogo a um trailler da Polícia Militar, nas Rocas. Além deste, entre às 00h11 e 1h38, mais sete veículos foram queimados no município de Jardim de Piranhas, a 246 km de Natal, sendo três do transporte coletivo; uma caçamba, dois tratores e uma retroescadeira. Na capital, mais um ônibus foi alvo de bandidos neste sábado (30). Por volta das 9h30, um grupo tentou incendiar um veículo que faz a linha 57 na rua João XXIII, no bairro de Mãe Luiza, zona Leste.

Diferente dos ataques do ano passado, que se concentraram em Natal e Parnamirim, as ações criminosas deste ano se espalharam também por Caicó, Macaíba, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Mossoró, Sao josé de Mipibu, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró e Jardim de Piranhas.  A Sesed não confirmou, mas extraoficialmente, há registro de ataques também na cidade de Florânia. Para o secretário de Segurança, Ronaldo Ludgreen, o efetivo da polícia está sendo suficiente para enfrentar o problema.

"O Governo não vai recuar, vamos adiante em nosso objetivo de colocar bloqueadores em todos os presídios. Estamos trabalhando 24 horas. Minha determinação é de total liberadade para a polícia para agir. Convidei parceiros, ABIN, Polícia Federal, do Ministério Público, através do Gaeco, e da Polícia Rodoviária Federal, que estão dividindo conosco essa missão de coibir essas ações criminosas", afirmou o governador Robinson Faria, durante coletiva de imprensa no final da manhã de ontem (30).

Robinson também pediu que "as pessoas e a imprensa tenham cuidado com informações falsas nas redes sociais, que causam pânico"". "Até agora, não teve nenhuma pessoa ferida. É importante mostrar isso para que a população matenha calma", completou o governador Robinson Faria.

anigif-BANNER